23 janeiro 2012

Alles Neu :D

Hallo Leute!
Ano novo, vida nova, cidade nova... E como dá pra notar, layout novo também (:




Atrasei um pouco a mudança, mas depois de muito penar, finalmente terminei.
E junto com o novo visual, adicionei algumas novas funcionalidades, como de mudar a cor do background, seguir o blog por e-mail e os relacionados no fim de cada post.
Espero sinceramente que a nova cara do blog vos agrade assim como o conteúdo. Estou começando a trazer novidades para o blog e pensando em mais outra. E como vocês sabem, o espaço está aberto a sugestões.

Ciao ^^
Mehr lesen »

19 janeiro 2012

3. Überblick: Plural, preposições, números

O assunto do resumo anterior foram os pronomes pessoais, o verbos e a delinação Alemã. O assunto da declinação eu pretendo tratar novamente com um pouco mais de detalhes, faremos isso futuramente. Hoje, vamos rever o plural, as preposições e os números.


Plural dos substantivos

  • O plural em Alemão é bastante irregular. Existem formas plurais que recebem apenas uma terminação, formas que recebem alteração de uma vogal com Umlaut, formas em que ocorre as duas coisas e formas idênticas ao singular.
  • As possíveis terminações do plural são -e, -n, -er e -s (esta última menos comum, apenas para substantivos de origem latina).
  • Existem algumas regras aplicadas aos substantivos que determinam o seu plural, mas como também existem as exceções, recomenda-se a unânime estratégia de decorar a forma plural junto com o substantivo em si e o gênero.

Preposições

  • As preposições em Alemão também são regidas pelos casos gramaticais e também submetem os adjetivos, pronomes e artigos à declinação.
  • Há preposições que regem apenas o acusativo, preposições que regem apenas o dativo, algumas que regem ambos os casos e outras que regem exclusivamente o genitivo.
  • No caso das preposições que regem acusativo E dativo, para saber qual caso usar, basta saber se a frase que você está montando dá a ideia de localização ou deslocamento. Se for localização, usa-se o dativo; caso seja deslocamento, acusativo (futuramente voltaremos a nos aprofundar nisso).

Números

  • O básico a decorar é de um a dez e de onze a vinte. Depois disso, segue-se uma regra bem simples.
  • Números de 1 a 10: eins - zwei - drei - vier - fünf - sechs - sieben - acht - neun - zehn
  • Números de 11 a 20: elf - zwölf - dreizehn - vierzehn - fünfzehn - sechzehn - siebzehn - achtzehn - neunzehn - zwanzig
  • Dezenas: zehn - zwanzig - dreißig - vierzig - fünfzig - sechzig - achtzig - neunzig
  • Para dizer um número "quebrado" com dezena, a ordem se inverte. Nós aqui falamos oitenta e nove, a forma alemã é como se dissessem "nove e oitenta": neunundachtzig - e é assim, tudo juntinho. Mas esta regra é SÓ para dezenas, as centenas, milhares e etc são escritos na ordem normal. Por exemplo, 483 se diz vierhundertdreiundachtzig. 1672 se diz eintausendsechshundertzweiundsiebzehn, 24789 se diz vierundzwanzigtausendsiebenhundertneunundachtzig e assim por diante.


Assim encerra-se o último capítulo dos resumos.
A partir da semana que vem, antes de passar a novos assuntos, vamos nos reaprofundar nos casos gramaticais e nas preposições.
Em caso de dúvidas, não hesitem em comentar.
Ciao :D
Mehr lesen »

12 janeiro 2012

2. Überblick: Pronomes pessoais, verbos, declinação

No resumo anterior, falamos sobre substantivos, artigos e os casos gramaticais. Agora, no segundo capítulo desta epopeia, vamos aos próximos tópicos (:


Pronomes pessoais

  • Os principais (retos) são ich, du, er/sie/es, wir, ihr, sie e Sie.
  • Er e sie são, respectivamente, ele e ela. O es é o pronome neutro, gênero que não existe no Português.
  • Este Sie com letra maiúscula significa "o senhor" ou "a senhora" (dependerá do contexto) e deve sempre ser escrito dessa forma, em todas as suas variações.
  • Eles se declinam! Ainda neste post citarei a declinação.

Verbos

  • Elemento principal de qualquer oração. É ele que determina o pronome que será o sujeito e que "configura" o complemento que vem atrás.
  • Regem dois casos: acusativo e/ou dativo.
  • Eles se conjugam!
  • E também existem vários tempos verbais no Alemão, mas o único que a gente tratou até agora foi o Präsens (presente).

Declinação

  • Derivada dos casos gramaticais, devido à declinação, TODOS os artigos, pronomes e adjetivos alemães sofrem modificações de acordo com o verbo e/ou preposição a que vêm acompanhados na frase.
  • Os artigos e pronomes mais básicos (pessoais e possessivos) seguem a mesma tabela de declinação, enquanto outros pronomes (como os demonstrativos) e os adjetivos têm outras regras específicas.
- Masculino Feminino Neutro Plural
Nominativo - -e - -e
Acusativo -en -e - -e
Dativo -em -er -em -en
Genitivo -es -er -es -er
Esta tabela resume tudo o que é preciso saber para declinar corretamente os pronomes pessoais e possessivos e os artigos, seguindo também quatro passos: identificar o caso que o verbo ou preposição rege --- identificar o gênero do substantivo constante no objeto da frase --- encontrar o artigo/pronome a ser declinado de acordo com a tabela --- decliná-lo corretamente.



Por hoje temos só isso (:
No próximo post trataremos do plural dos substantivos, as preposições e os números.
Auf wiedersehen!
Mehr lesen »

09 janeiro 2012

Deutsche Musik: Apollo 3

Uma novidade por aqui: toda segunda segunda-feira (redundância) do mês eu vou trazer música Alemã pra vocês :D Ok que a gente "se introduziu" na língua graças ao TH, mas não só de Tokio Hotel vive o Rock na Alemanha ;)

A primeira dica é Apollo 3 (pronuncia Apollo Drei, ok): uma banda de três guris de 14/15 anos que mandam muito bem. Formada por Henry Hörn (o loirinho, vocalista), Marvin Schlatter (o do cabelinho cacheado, backing vocal e DJ) e Dario Flick (o moreno, guitarrista); a banda tem a definição de "Der jungste Band des Universums" (a banda mais jovem do universo), mas como eles cresceram, acho que logo mais vão mudar esse slogan.

Marvin, Henry e Dario

São uma das minhas bandas favoritas. Já traduzi várias letras deles no LetrasTerra ^^
Aqui vai o clipe mais recente deles, Chaos:




Was ist nur los? Ich check es nicht
Ich wollt' doch nur was chill'n bei dir
Dass plötzlich alles anders ist
Hast du leiter noch nicht kapiert

Wenn ich dich seh' dann zitter ich
Du fiesst durch mich so stark wie strom
Und wenn du von 'nem ander'n sprichst
Ist jeder Herzschlag so wie 'ne Explosion

In meinem Herz ist Chaos
Wenn du bei mir bist Chaos
Und ich frag mich, was mit mir passiert
In meinem Herz ist Chaos
Das absolute Chaos
Und ich frag dich, geht's dir so wie mir
Geht's dir so wie mir


Was geht hier ab, ich check es nicht
Es war doch alles ganz normal
Doch jetzt kommt jede SMS
Die du mir schreibst wie ein Orkan

Wir war'n nur Freunde und das war auch ok
Doch plötzlich check ich dass sich meine
Ganze Welt um dich dreht
Und meine Kumpels sie fragen warum dich
Nich mehr am Start bin
Du rufst mich an, und ich merke die Erde
Zittert schon
Du bist wie 'ne Explosion

In meinem Herz ist Chaos
Wenn du bei mir bist Chaos
Und ich frag mich, was mit mir passiert
In meinem Herz ist Chaos
Das absolute Chaos
Und ich frag dich, geht's dir so wie mir
Geht's dir so wie mir


Die Schwerkraft hält mich nicht
Verlier das Gleichgewicht
Ohne dich

In meinem Herz ist Chaos
Wenn du bei mir bist Chaos
Und ich frag mich, was mit mir passiert
In meinem Herz ist Chaos
Das absolute Chaos
Und ich frag dich, geht's dir so wie mir
Geht's dir so wie mir


Vocês podem conferir a tradução aqui :D (Está meio ruinzinha mas eu não consigo corrigir :~)
Não se enganem com as carinhas mordíveis e apertáveis de criança deles. Este clipe é de 2010 (eles eram mais novos, claro) e de lá pra cá eles cortaram os cabelos e a voz do Henry engrossou.
Se alguém se interessar em procurar mais sobre a banda, a minha sugestão é ouvir Wie ein Komet (minha música preferida), Superhelden (que tem o clipe mais legal na minha opinião - e também faz parte da trilha sonora do filme alemão Vorstadtkrokodile) e Überflieger (o single mais recente deles).





Se alguém tiver alguma sugestão de artista ou banda alemã, pode mandar pelo formulário de sugestões (:
Em tempo: não vou citar aqui o Cinema Bizarre porque, apesar de serem alemães, eles cantavam em inglês... E a banda não existe mais. {TODOS CHORAM ETERNAMENTE}
Mehr lesen »

05 janeiro 2012

1. Überblick: Substantivos, artigos, casos gramaticais

Como estamos em época de férias e só quem merece estudar durante as férias sou eu, vou privar vocês de aulas pelos dois próximos meses. Mas não vou deixar o blog desatualizado - passarei a postar resumos do conteúdo que já tratamos por aqui.
A finalidade é, primeiramente, exercitar os conhecimentos já adquiridos. E, depois, desacelerar um pouco o ritmo (já que os dois últimos tópicos que eu abordei aqui no blog, pronomes possessivos e demonstrativos, já são de um nível intermediário)...
Bom, vamos lá.

Este é o nosso primeiro resumo, sobre os substantivos, artigos e casos gramaticais da língua alemã. Resolvi abordar os assuntos em tópicos para facilitar o entendimento.


Substantivos

  • Trata-se de toda palavra que dá nome a algo.
  • Em Alemão, temos três gêneros: masculino, feminino e neutro. Pode ir esquecendo a noção de gênero que você tem do Português, porque boa parte das palavras em Alemão não tem o mesmo gênero que na nossa língua-mãe - até porque há um gênero a mais, o neutro.
  • É bom, toda vez que você aprender um novo substantivo, memorizar também o gênero dele, para saber qual artigo usar, e a forma plural, porque o plural em Alemão é bastante irregular.
  • Todos (absolutamente todos, sem nenhuma exceção sequer) os substantivos em Alemão devem ser escritos com a Inicial Maiúscula.

Artigos

  • Divididos em definidos (o, a, os, as) e indefinidos (um, uma, uns, umas). Em Alemão, definidos: der (masc), die (fem), das (neutro) e die (plural comum, diferenciado pelo contexto) e indefinidos: ein (masc e neutro) e eine (feminino).
  • Em Alemão, os artigos se declinam - e as ditas tabelas de declinação deles é o primeiro motivo que faz muita gente desistir de aprender Alemão. Nada que um pouco de paciência e uma boa dose de decoreba não resolvam.

Casos gramaticais

  • Existem quatro casos gramaticais no Alemão: nominativo (forma do sujeito), acusativo (em alguns casos o objeto direto), dativo (pode ser o objeto indireto) e genitivo (o caso da posse). Eles são o que origina a declinação, o grande bicho-papão da língua Alemã que nem tem tantas cabeças assim.
  • Os verbos regem sempre o acusativo e/ou o dativo (sendo que a parcela dos que regem ambos é pequena). As preposições também são regidas por estes casos; algumas pelo acusativo, outras pelo dativo, outras pelos dois anteriores e outras exlusivamente pelo genitivo.
  • Como saber qual verbo/preposição rege cada caso? Observação e decoreba. Não tem remédio.


Quando eu estava na sétima série e a professora de História mandava fazer resumo de alguma coisa no livro, eu copiava tudo e ela me dava 8. Então, sempre me considerei uma ameba pra resumos, não ralhem se este post estiver um completo pudim (aliás, foi justamente por isso que eu coloquei os links dos posts onde falei mais detalhadamente sobre cada assunto).
No próximo artigo dessa série, vamos aos pronomes pessoais, verbos e a declinação.
Ciao (:
Mehr lesen »
Hey du! Novo(a) por aqui? Não perca nenhuma aula - vá direto ao primeiro post!