A finalidade é, primeiramente, exercitar os conhecimentos já adquiridos. E, depois, desacelerar um pouco o ritmo (já que os dois últimos tópicos que eu abordei aqui no blog, pronomes possessivos e demonstrativos, já são de um nível intermediário)...
Bom, vamos lá.
Este é o nosso primeiro resumo, sobre os substantivos, artigos e casos gramaticais da língua alemã. Resolvi abordar os assuntos em tópicos para facilitar o entendimento.
Substantivos
- Trata-se de toda palavra que dá nome a algo.
 - Em Alemão, temos três gêneros: masculino, feminino e neutro. Pode ir esquecendo a noção de gênero que você tem do Português, porque boa parte das palavras em Alemão não tem o mesmo gênero que na nossa língua-mãe - até porque há um gênero a mais, o neutro.
 - É bom, toda vez que você aprender um novo substantivo, memorizar também o gênero dele, para saber qual artigo usar, e a forma plural, porque o plural em Alemão é bastante irregular.
 - Todos (absolutamente todos, sem nenhuma exceção sequer) os substantivos em Alemão devem ser escritos com a Inicial Maiúscula.
 
Artigos
- Divididos em definidos (o, a, os, as) e indefinidos (um, uma, uns, umas). Em Alemão, definidos: der (masc), die (fem), das (neutro) e die (plural comum, diferenciado pelo contexto) e indefinidos: ein (masc e neutro) e eine (feminino).
 - Em Alemão, os artigos se declinam - e as ditas tabelas de declinação deles é o primeiro motivo que faz muita gente desistir de aprender Alemão. Nada que um pouco de paciência e uma boa dose de decoreba não resolvam.
 
Casos gramaticais
- Existem quatro casos gramaticais no Alemão: nominativo (forma do sujeito), acusativo (em alguns casos o objeto direto), dativo (pode ser o objeto indireto) e genitivo (o caso da posse). Eles são o que origina a declinação, o grande bicho-papão da língua Alemã que nem tem tantas cabeças assim.
 - Os verbos regem sempre o acusativo e/ou o dativo (sendo que a parcela dos que regem ambos é pequena). As preposições também são regidas por estes casos; algumas pelo acusativo, outras pelo dativo, outras pelos dois anteriores e outras exlusivamente pelo genitivo.
 - Como saber qual verbo/preposição rege cada caso? Observação e decoreba. Não tem remédio.
 
No próximo artigo dessa série, vamos aos pronomes pessoais, verbos e a declinação.
Ciao (:

 
 
 
 
 
Esta obra é licenciada sob os termos da Creative Commons - Attribution ShareAlike 4.0 Internacional. Pode copiar o conteúdo? Pode! Pode escrever algo derivado daqui? Pode! Mas você deve licenciar a sua obra sob os mesmos termos! Saiba mais na