30 outubro 2014

Imersão em Idiomas

Hallo Leute, wie geht es euch?

Meu primeiro post no nosso querido blog! Vamos fazer uma dança maluca pra comemorar!
Escolhi como tema falar hoje sobre um assunto um tanto quanto importante no aprendizado não só do alemão, mas de qualquer outra língua: a imersão.

Mas primeiro, o que quer dizer isso?

Teoricamente, imersão em línguas seria concentrar-se intensamente no aprendizado de um idioma. Algumas escolas fazem isso de uma maneira mais intensa, fazendo com que o aluno fique em contato com várias pessoas e professores durante um período somente falando no idioma pelo qual interessa aprender, se desligando completamente de outras coisas e da vida, credo!
Porém, podemos fazer a nossa própria imersão sem precisar desses recursos "extremos", mas sem prejudicar de forma alguma o aprendizado! Mas bem, como podemos fazer isso? Aí vem uma listinha do que pode ser feito para fazer sua própria imersão:

1) Pense no idioma que você quer aprender:

Já que estamos falando sobre alemão, vamos então pensar as coisas em alemão, vamos tentar ver as coisas em alemão, vamos viver e comer alemão no almoço e na janta, vamos dormir em alemão. Primeiro, você não dormirá, du wirst schlafen. Depois de comer, nada de dizer que estava gostoso, mas sim köstlich. Você deve dar ração para seu cão? Nein, du sollst deinem Hund Futter fressen geben. E assim por diante.

2) Falar no idioma:

"Ah mas não tem ninguém com quem eu posso falar alemão". Vá IMEDIATAMENTE para o grupo do Schrei in Deutsch no Facebook! Você pode conversar "sozinho". Não, isso não vai te fazer maluco, de forma alguma. Assim você não perde o costume e nem esquece as palavras. Algum amigo te fala oi? Responda com um "Hallo, alles in Ordnung?" pra ele! Só pra variar um pouco daquele wie geht's de sempre, pfvr né...

3) Números em alemão:

Todos nós sabemos a confusão que é no primeiro momento ter de identificar os números em alemão já que eles seguem aquela regrinha da unidade vir antes da dezena. Vai no supermercado? Que tal praticar alemão por lá? O quilo de pão custa R$ 6,75? FALSCH! Es kostet sechs reais, fünfundsiebzig centavos. Propaganda política é chato pra caramba né? Apesar de que né, ultimamente tá sendo o melhor programa humorístico da TV. Mas dá pra estudar alemão nela! Como? Pega o número dos candidatos lá e vê como fica em alemão! Tenho certeza que isso vai torná-la mais útil!

4) Músicas:

Essa é a minha parte preferida da imersão! Melhor coisa que existe é misturar alemão com música, aí fica a perfeição! Aqui no blog existem excelentes sugestões já feitas de bandas e músicas alemãs para escutarem, deem uma checadinha rápida aí! Mas ficam aqui algumas sugestões minhas: Juli, Wir sind Helden, Silbermond, Klaus Meine (sim, aquele do Scorpions!). Para quem gosta de algo mais pesado, fica a dica do Rammstein, do Haggard e do Oomph!

5) Dicionários e softwares:

Sobre esse aqui, abordarei futuramente com mais detalhes dando dicas de programas e dicionários, mas já digo de antemão que existem dicionários online excelentes como o PONS e o Canoo. Sobre softwares, esses falarei depois, então peço mais um pouco de calma, por favor :)

Quem mergulha rápido demais acaba
encontrando aquilo que não quer...

6) Muito cuidado na imersão:

Por favor, não tente encarar assuntos difíceis de uma vez não! Porque se você mergulhar depressa demais, você vai encontrar um Kraken lá nas profundezas que vai te devorar e você vai desanimar de uma vez por todas achando que alemão é impossível. Então, trate isso como um RPG: vá passando de nível e, assim que tiver em um nível mais alto, aí sim o Kraken vai virar uma lulinha mixuruca.

É isso aí pessoal, essas são as minhas dicas para quem quer aprender alemão e qualquer outro idioma de uma maneira mais eficiente! Espero que tenham gostado :)
Bis dann!
Esta obra é licenciada sob os termos da Creative Commons - Attribution ShareAlike 4.0 Internacional. Pode copiar o conteúdo? Pode! Pode escrever algo derivado daqui? Pode! Mas você deve licenciar a sua obra sob os mesmos termos! Saiba mais na página da licença do blog. Mantenha livre o conteúdo livre. Mas não é porque é livre que é festa; respeite o trabalho da autora e dê os devidos créditos. Plágio é crime!

Posts Relacionados

Hey du! Novo(a) por aqui? Não perca nenhuma aula - vá direto ao primeiro post!